quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Encurralado

Cenas inimaginágeis ocorreram hoje na Praça J J Seabra. O ex-Prefeito Valderico Reis se encastelou no Palácio Paranaguá, no início da tarde, acompanhado de pelo menos 50 elementos recrutados nos bairros mais violentos de Ilhéus, inclusive estando alguns armados, como pôde ser testemunhado por várias pessoas que testemunhavam o fato estarrecidas.
O povo foi aglomerando, exigindo a saída do ex-Prefeito, que deveria ter sido acompanhada pela Polícia Militar. Valderico se negou a sair. Pressionado pela população, ele resolveu sair, debaixo de um pano arranjado pelos seus capangas, que o escoltaram até o carro. Neste momento, a praça virou um "campo de guerra", com marginais armados de revolveres em punho, e a polícia tendo que dar garantia a quadrilha de Valderico.
Cenas de violências ocorreram, espancamentos comandados por Robson de Jesus Lima (Robson Hamil), que surrou um rapaz, enquanto seus asseclas o imobilizavam. Se não fosse a intervenção da polícia o rapaz poderia estar gravemente ferido ou até morto por pancada.
Nunca se viu isso na história de Ilhéus.
É uma vergonha para a cidade, ver um sujeiro encurralado no prédio mais importante, escoltado por bandidos. Os ilheenses devem tomar vergonha na cara e ir para as ruas, exigir que as televisões da região, de modo especial a TV Santa Cruz, que noticie os fatos. Eles não estavam lá, e acreditamos que sejam "ordens $uperiore$".

A seguir imagens e alguns detalhes do ocorrido.


Fred Gédéon III tripudia do povo na porta do Palácio, debaixo de estrondosa vaia.


A senhora Valderico Reis observa atentamente o carinho da população para com seu marido.




Às 19:45 horas saem pelos fundos do Palácio a ex-Scretária Alexandra Gonçalves, acompanhando a senhora de Valderico.

A fuga do Prefeito:


O "segurança especial" Fábio Barreto, na frente de Valderico, numa fuga alucinada, quase atropelando as pessoas.


O carro em disparada, sendo apedrejado pelo povo.


O "segurança especial" Fábio Barreto sai e entra um seguranda armado, com roupa imitando as fardas de selva do exército.

As brigas depois que o ex-Prefeito saiu:


Capangas acompanham Robson Hamil, em busca de alguém para surrar.


Quando a polícia se aproxima, Hamil se afasta, disfarçadamente.

Nilton nos braços do povo:


O Prefeito Nilton Lima se dirije à escadaria do Palácio para se manifestar, agradecendo ao povo pela espontânea manifestação cívica.


O Prefeito pede a todos calma e serenidade, prometendo estar amanhã, pronto para trabalhar pelo engradecimento da cidade, para tirar Ilhéus da lama.

COMO ILHEENSE, ME SENTI ENVERGONHADO, MAS COM A ALMA LAVADA PELO MOMENTO QUE VIVEMOSS. QUE CADA UM TENHA CORAGEM DE FAZER SUA PARTE. TEMOS QUE TER VERGONHA NA CARA E NÃO DEIXAR A CIDADE CAIR MAIS NAS MÃOS DE ESTRANGEIROS INESCRUPULOSOS, QUE SÓ PENSAM EM SI.

Assumo inteira responsabilidade pelo que vi, escrevi e registrei fotograficamente.

José Nazal Pacheco Soub

7 comentários:

Internauta disse...

Cara, meus parabéns pela sua coragem e dedicação nesta cobertura, pelo visto não foi facil conseguir estas imagens. Mas com fé me deus vamos mudar este quadro critico em nossa cidade, graças a pessoas como vc e muitos outros que estão nesta luta diária para mostrar os desmandos desse empresário corrupto. se deus quiser ele não volta NUNCA MAIS.

Ron disse...

PORRA ESTAVA NA HORA DESSA CORJA IR EMBORA. NOIS ILHEENSES NÃO AGUENTARVAMOS MAIS COM ESSA CORJA PODRI EM NOSSA CIDADE COM ESSES CORRUPTOS SUJANDO NOSSA CIDADE, EM TODOS OS SENTIDOS. VAMOS CONSEGUIR LEVANTAR NOSSA CIDADE NOVAMENTE FOI NA MARRA COM ELE E DE AGORA EM DIANTE VAI TER QUE SER ASSIM COM TODOS OS QUE MALTRATAREM À NOSSA ILHEUS.
POIS QUEM É FILHO DESSA CIDADE TEM QUE LUTAR POR ELA.

UM ABRAÇO A TODOS QUE DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE LUTARAM POR NOSSA CIDADE E CONSEGUIRAM ESSA VITORIA.

Anônimo disse...

Parabens por o povo de Ilheus.
Voces sao os donos de sua cidade, e tem que trabalhar e juntar de fazer uma cidade melhor para viver e para os turistos a visitar. Parabens!

residente de Ilheus de vez em quando,

John O'Heron
Dhahran, Arabia Saudita

Anônimo disse...

Caro José Nazal,

Não vejo com bons olhos a sua matéria e lhe digo o motivo.

Vc senhoria é funcionário da câmara e não foi imparcial em seus comentários.

No que sei, a grande virtude do jornalista é a imparcialidade, o que não ocorre no seu caso, ainda mais sendo cargo de confiança do presidente da câmara dos "vereadores".

bahia disse...

Sou filho da terra hj resido em SP, fiquei envergonhado quando voltei a Ilhéus de Férias a 2 meses atrás, enquanto algumas cidades por aqui tem progresso, vi Ilhéus num regresso total, nunca imaginei q a cidade estaria desse jeito nunca gostei mto de Jabes e AO, mas esse valdemico passou dos limites. Tenho esperança de dias melhores....

Indignado!! disse...

Parabéns pelas fotos!!
Pena que não deram uns tapas no tal de Robson Hamil, que tem uma cara descarada da porra!! E esse comentario aí de cima deve ser um desses descarados da prefeitura!!!
Parabéns pela coragem!!!

Anônimo disse...

Excelentes Fotos,
Vc está mais uma vez de Parabéns por mostrar realmente que é um conhecedor e defensor de Ilhéus, Tem que mostrar mesmo o que esse grupo aprontou.