terça-feira, 21 de abril de 2009

Ainda o porto...

...antigo de Ilhéus, retratado pelo excepcional fotógrafo Francino Vieira, com quatro navios cargueiros na entrada da barra.
Recebi essa preciosidade do ilheense Guarani Valença de Alencar, radicado em Salvador e responsável pelo PLAMI - Plano Diretor Municipal de Ilhéus de 1968, encomendado pelo então prefeito Nerival Rosa Barros.
Guarani ainda trabalha por Ilhéus: foi dele o levantamento da área para o novo aeroporto de Ilhéus e agora responsável, juntamente com a equipe da Base Aerofotogametria, pelo levantamento fotográfico dos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe, Itabuna e Buerarema.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

UESC, 35 anos!

No dia 22 a Universidade Estadual de Santa Cruz completará 35 anos de fundação. Me recordo perfeitamente, do dia. Estive presente, inclusive para conhecer o novo pedaço da BR-415 que também foi inaugurado no mesmo dia: a nova ponte do Fundão, diminuindo o trajeto que antes passava na ponte Goes Calmon, inaugurada em 1926.
Essa obra foi o início para a ocupação da área de manguezal da entrada da cidade. Depois vieram as construções dos depósitos, Divisão de Polícia Federal e em 1981 a Rodoviária, depois o presídio, depois a rua do mosquito, depois...
Me recordo do campus no seu início, sem nenhuma vegetação, apenas os pavilhões Jorge Amado e Adonias Filho, que compunham a FUSC - Fundação Universidade Santa Cruz, entidade mantenedora da FESPI - Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna.
Velhos tempos, belos dias!
Parabéns aos que fizeram a história da universidade.

sábado, 18 de abril de 2009

Danielle Mitterrand

A ex-Primeira Dama da França, Danielle Mitterrand, visitou hoje o Palácio Paranaguá, acompanhada do Diretor Geral da Ceplac, Jay Walacce e grande comitiva. Foram recebidos pelo Prefeito Newton Lima e a Primeira Dama Inês Tavares Lima.
Tive a oportunidade de mostrar um exemplar do livro 'Ilhéus, o maior centro cacaueiro do mundo', de J.S. Barboza Melo, editado em português, francês e inglês, do ano de 1927. Após folhear e ler rapidamente alguns trechos sobre a história de Ilhéus, ela comentou: "Eu tinha 3 anos quando este livro foi lançado".
Muito simpática, mostrou-se alegre durante todo o tempo e apreciou o bouquê de flores tropicais que lhe foi entregue.
Falou um pouco sobre sua história e disse que conheceu pessoalmente Churchil e De Gaulle. Em seguida seguiu para uma visita à Ceplac e para o encontro com o governador Wagner em Itabuna.




domingo, 5 de abril de 2009

Colo Colo 2 x 1 Madre Deus

O Colo Colo saiu do risco do rebaixamento após vencer o Madre Deus, por 2x1, no Mário Pessoa, numa partida sem muitas emoções e com um público pequeno, principalmente os 'alambradistas'.

O início da jogada que resultou no primeiro gol do Tigre.








Jânio, o autor do primeiro gol.
A falta que iniciou a jogada do gol solitário do Madre Deus.






Fato inédito: os alambrados vazios....




... me levaram a ir fotografar o alambrado da geral, muito mais prestigiado.










Segundo Dr. Rabat, a fraca presença nos alambrados foram causados pela ausência de Dr. Márzio, comandante da área e futuro presidente do Colo Colo.








Ed Ferreira confere as fotografias.

Seboso reclama, não gostando de ser fotografado.











O pequeno torcedor, Igor, alegrando a arquibancada.
Luila, gritando: "Nem é o maior!"

Brandão aplacando o nervoso devorando algumas 'toucas' de laranja.





A gonia de 'Zé de Barri', como diz João Banana Podre.