Hoje Ilhéus faz 473 anos! É a minha cidade do coração.
E embora com resplandecente beleza, a impressão que tenho é que, ao invés de ficar mais velha e mais bonita, minha cidade vem definhando, involuindo...
Então, fico a me questionar: como pode esse descaso diante de uma cidade tão bela?! Que explicação eu posso ter diante dessa tão má representação e administração político-democrática? (O que me conforta, ao menos, é que não ajudei em nada nessa escolha!)
Ora, só posso recorrer a Lewis Carroll, porque assim como em "Alice no País das Maravilhas", eu devo estar sonhando como uma garotinha!
Só que eu me sinto como numa metáfora ao contrário... Ou será mesmo um pesadelo? Porque aqui nessa realidade onírica - sim, é tudo um grande paradoxo! - as coisas ocorrem pelo avesso!
Aqui nós temos e tememos um " Rei" de Copas" que faz o que quer e cada vez mais nós vamos diminuindo enquanto povo, enquanto gente, enquanto a eterna criança que sonha dentro de nós mesmos e, é claro, enquanto cidadãos!
Diante dessa situação de desmando caótico, eu escolho ser o Chapeleiro Louco. Eu prefiro estar fora dessa realidade. Quero fugir do "Rei" de Copas! Quero acordar e viver outro sonho!
Neste 28 de junho, só posso mesmo parafrasear o personagem que escolhi, desejando a esta cidade que tanto amo um "Feliz Desaniversário"!...
Janine Soub, em 28.06.2007