quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Simples assim.


O Dr. Aleixo Belov, responsável pelo projeto de contenção da maré na Praia do Norte, reunido hoje no escritório da Codeba deu um show de conhecimento explicando em quase duas horas de conversa com o Prefeito Nilton Lima, Secretários, Vereadores e moradores do São Miguel e São Domingos, as causas do avanço da maré.
No final da conversa Dr. Belov disse que para o problema ser solucionado basta retirar a parte areia que se acumulou na Avenida Soares Lopes durante os últimos 40 anos e colocá-la na praia do Norte.
Simples assim.

5 comentários:

Anônimo disse...

Curiosidade: ele apresentou, apenas, essa solução?

Anônimo disse...

É. Segundo Dr. Belov, essa é a solução definitiva para o problemas. Qualquer outra ação na área da praia do Norte, só adia a situação

Anônimo disse...

Mais ele ja tinha estado outras vezes no São Miguel e não tinha falado nessa "solução".Deu outras possibilidades que nada tinham de parecido com essa..

antipretralhas disse...

trata-se do princípio de "molhe". o molhe é uma "parede" mar a dentro onde, pelo desvio de correntes, um lado fica profundo e o outro lado fica raso. principio muito usado em saídas de rios pra aumentar a vazao e em terminais portuarios para aumentar o calado do local. o molhe do espigao é exemplo claro disso, raso na soares lopes e fundo do outro lado, mas como o projeto nao foi estudado a fundo, o assoreamento no canal do pontal pode reduzir a vazao ao ponto de fechar nas marés vazias, causando um dano ambiental enorme com a menor diluiçao da poluiçao e a menor salinidade da agua.ao invés da dragagem, que como a poda de vegetaçao, é igual a exugar gelo, o ideal seria usar o mesmo principio de molhe para cotençao no sao miguel mas desta vez com estudo de marés.

Anônimo disse...

Quais foram os critério hidrodinâmicos das marés adotados pelo Dr Belov para resolver o problema? E o balanço de massa regional? O problema é muito mais complexo e deve envolver pessoal técnico qualificado, juntamente com uma equipe multidisciplinar, para resolver o problema, e não simplesmente retirar areia de um lugar e colocar em outro. Isso não vai funcionar.
Creio que se trata de mais um trabalho de Sísifo......