segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ao senhor Melck Rabelo

Obrigado pelo email. Críticas e sugestões são sempre bem vindas e fazem parte do processo democrático no qual vivemos. Devo, porém, começar a respondê-lo informando sobre o que é um blog.
Blog ou weblog é um "diário pessoal e público" publicado na internet ou um tipo de página no qual o dono desenvolve alguma conversa sobre um ou vários assuntos que julgar interessantes. Através do blog, mantém-se um registro cronológico e freqüentemente atualizado de opiniões, emoções, fatos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou os autores queiram disponibilizar. Geralmente, deixa-se em aberto um espaço para opinião dos visitantes, como foi o caso de Vossa Senhoria, cujo email estou a responder.
Volto ainda à questão da democracia, lembrando-lhe que os internautas são livres para o acesso e navegação das páginas da web. Ou seja: nem Vossa Senhoria nem ninguém é obrigado a visitar esta página, ou melhor, o presente blog.
Logo de início Vossa Senhoria diz que sou um ‘puxa-saco do executivo’. Ora, se faço parte do Poder Executivo, porque puxar o saco? Como blogueiro tenho procurado ser imparcial, inclusive não publicando nada oficial. Acredito ser próprio de alguém mau caráter usar informações privilegiadas. Penso que a vossa zanga deve ter sido provocada pelo fato de ter enviado as ‘fotos desembassadas’ dos urubus e não terem sido publicadas pelo Catucadas.
Se desejar, faça uma busca no Catucadas e Vossa Senhoria encontrará fotografias dos ‘despinhadeiros’ dos Altos do Basílio, Coqueiro, Soledade, Amparo, Santa Inês, Vidigal, Legião, Soledade, Nerival, como também as fotos da Conquista com ‘seus esgotos a céu aberto’ e da Usina Vitória (dos Kaufmann) no auge da produção (1942), antes, durante e depois da demolição.
Finalizando, quero dizer que sou pago e muito bem pago ‘com o nosso rico dinheirinho dos impostos’ para trabalhar pela cidade e não para mostrar fotos para agradar ou desagradar Vossa Senhoria. As minhas fotos publico em meu blog, sem custo algum para ninguém, são usadas por muitas pessoas para diversas finalidades. Peço que não mande fotos pois não irei publicá-las. Crie fama e deite na cama, ou melhor, crie um blog, divulgue-o e publique as fotos e matérias que desejar. Não queira determinar o que os outros devem publicar.
Porque não mandas as tuas matérias para o portal do UOL, G1, Terra, dentre outros?
Recebi atenciosamente a sua crítica, de modo que o blog Catucadas possa atender às demandas dos seus leitores da melhor maneira possível. No entanto, repito a sugestão: caso não esteja encontrando aqui algo que procura, que tal Vossa Senhoria criar um blog sob sua edição, disponibilizando imagens e conteúdos e pelos quais se interessa? Há sempre um leitor a espera de um autor, assim como um chinelo velho para um pé doente.
A sanidade é de ouro. A insanidade, graças a Deus, não sei de que é.
Para o Catucadas o assunto está encerrado. Se desejar publicar tréplica faça-o aonde desejares, menos aqui.
Cordialmente,
José Nazal.
Editor do Blog Catucadas

2 comentários:

Bel disse...

Perfeito!!!
Adoro suas respostas!
Danado é ter que engolir a falta de senso de quem não percebe que o blog é PARTICULAR e PESSOAL, o que significa que é o blogueiro que faz sua pauta, e pode perfeitamente ser opinativa (na verdade até deve).
Então, cuide de sua Reuters pessoal, e ignore esse tipo de comentário. É o que eu faço.

Beijão!

(Cadê minha foto???)

Fernando disse...

Genial, inteligente, edicado, polido, democrático, enfim, perfeito.
Um dia eu aprendo a dar respostas assim.
Desculpa Zé, mas o meu modelo é bem mais agressivo, o que não quer dizer que seja violento.
É isso aí, quem não está satisfeito com o que é publicado no Catucadas, não é obrigado a lê-lo, mas se o faz, que seja para o próprio deleite.
Não sei se felismente ou infelismente, o comentário do coitado a quem chamam de "Político Nato", gerou polêmicas e pontos de vistas divergentes, tudo bem, estamos aqui pra poder ouvir opniões e dialogar no limite do possível, e o Catucadas nos abre espaços para que possamos expor nossas ideias, sejam elas concordantes e/ou discordantes, mas não temos o direito aqui de ofender, principalmente um trabalho sério, prazeroso, inteligente..., mas temos que abrir espaços até mesmo pra pessoas má intencionadas e cheia de má vontades para com o que lê, pessoas que não conseguem observar a beleza no trabalho alheio, pessoas que morrem de inveja de não possuirem a capacidade de contruir coisas relamente construtivas.
Mas, Zé, você não é assim, você supera a todos nós, os seus leitores, como informações preciosa, com imagens as vezes marcante, as vezes frugais.
Peço-lhe que não se furte de continuar postando o que lhe der na cabeça, pois nós leitores, precisamos estar opinando, concordando ou não com o seu ponto de vista.

Como dizia Raul Seixas: "Todo mundo tem razão, o ponto de vista é o X da questão."

Abraços