domingo, 31 de agosto de 2008

Ao meu amigo sarrafeiro


Para encerrar o assunto.

Foi um prazer receber sua resposta. Se por acaso as minhas palavras transmitiram nervosismo, medo ou desespero, tenha certeza que não é o que sinto. Aprendi na vida a ganhar e perder, principalmente na política, pois nos últimos trinta e dois anos estive no poder e também fora dele. Tentei me manter o mesmo. A única coisa que não gostei de perder na vida foram os meus idos: avós, pais, tios, primo e inúmeros amigos. Essa é a única perda irreparável.
Sinto ter que lhe dizer, mas nas interlocuções que tenho tido com gente grande e importante do PT, "cabeças pensantes" que participam do governo Wagner posso perceber o quanto o partido em Ilhéus está "a reboque" do grande projeto de desenvolvimento que se discute para Ilhéus, mas acho que para vocês isso não é importante. Importante é a política rasteira de denúncias anônimas.
No dia que Wagner vier a Ihéus para um ato da coligação Acelera Ilhéus prometo fazer uma cobertura fotográfica com todo esmero e divulgarei com prazer no Catucadas.
Quanto a pesquisa, só será divulgada após autorização da Justiça Eleitoral. Poderemos até errar, mas estamos cumprindo a Lei com esmero.
Aproveito a oportunidade para pedir aos leitores que reflitam alguns dos 13 superticiosos pontos do projeto de governo do PT-PP:
1) Segunda ponte - bom projeto, porém, só poderá ser feito com recursos estaduais ou federais. Outra opção é a construção por uma empresa privada que cobrará pedágio.
2) Vila Olímpica - bom projeto, porém meramente eleitoreiro.
3) Internet Pública - ?????? Não estão dizendo nada. Mascarenhas até poderia colaborar, no entanto...
4) Hospital Materno-Infantil - bom projeto, porém meramente eleitoreiro.
5) Construir 5 mil casas. Peta eleitoral. Já fizeram as contas? São 3,5 casas por dia, 104 por mês e 1250 por ano. Vai faltar cimento, tijolo, telha...
6) Gerar 10 mil empregos - Peta eleitoral. São 7 empregos por dia, 208 por mês e 2500 por ano. Vai empregar todos os filiados do PT da região sulbaiana, quiça do hemisfério sul!
7) Reconstrução da Central de Abastecimento - Necessário. Em 1961 Henriquinho construiu a da Dois de Julho. Vinte anos após Antônio Olimpio construiu a do Malhado. De 1981 até hoje são 27 anos. Já passamos 7 do tempo regulamentar. Reconstruir? Temos que buscar outro espaço, inclusive para desenvolver a cidade para outro vetor.
8) Asfaltar as principais estradas vicinais do interior - Peta eleitoral. Não tem macho nem no Estado para cumprir essa promessa.
9) Projeto Orla Sul - a Justiça Federal concedeu essa semana liminar para que os recursos que estã retidos na CEF sejam liberados. Só o nome projeto Orla Sul não diz nada.
10) Construção de 4 escolas de turno integral (CEUS – Centro de Educação Unificado) - Possível, excelente e necessário.
11) Implementar Parque da Esperança - Implementar? O Parque depende de muitas coisas, inclusive o julgamente de uma ação que corre na Vara da Fazenda Pública, para que seja feita a demarcação dos limites, fiscalização e uso da comunidade.
12) Projeto Viva o Morro - Os morros já tiveram esse projeto. Foi bom. As obras estão sendo recuperadas, outras novas estão sendo feitas e as escadarias agora tem corrimão e iluminação. Foi feita em uma e todo mundo agora quer igual. Confira a do Alto do Coqueiro (acesso pela Rua Uruguaiana)
13) Consolidar Ilhéus como grande pólo de integração econômica - Vocês vão assistir isso numa parceria Newton-Wagner, no próximo quadriênio.

Até 2010 quando estaremos juntos, por isso, peço novamente: vamos chutar da canela para baixo, para ficar fácil o entendimento depois.

Obrigado pela atenção. Prometo não responder mais nada, nem que xiguem minha mãe, minhas avós ou mesmo meu neto.

Um beijo no coração e até 5 de outubro.

Nazal

PS. Estou tão nervoso e desesperado que estou escrevendo ouvindo um CD de Lulinha Armstrong. Matando a saudade de sua voz!

Esclarecimento

"CRIME ELEITORAL"

O blogueiro "Sarrafo na Madrugada" insiste com essa matéria:

"Todos sabem que é crime eleitoral, candidatos participarem de inaugurações oficiais.
Sabendo disso, nem os candidatos de Itabuna participaram do evento de inauguração da Central de Monitoramento de Itabuna.
Para tentar aparecer ao lado do Governador, levado pela Deputada Ângela Sousa, o prefeito e candidato Newton Lima entrou de gaiato no navio.
Agora só resta o processo, as testemunhas estão na foto, é só convocar a própria Deputada, os Oficiais PMs, o publicitário Sílvio Roberto que também aparece na foto, o jornalista responsável pela matéria, que sita todas as autoridades presentes, inclusive que estudos estão sendo feitos para implantação de igual serviço em Ilhéus, propaganda implícita feita no ato inaugural.Era uma inauguração oficial, com a presença do Governador Jaques Wagner."

Nosso esclarecimento:

Essa foto foi registrada momentos antes da inauguração do evento no 15º Batalhão da PM de Itabuna, onde também estava presente a candidata do PT daquela cidade, a senhora Juçara Simões. Antes de começar o ato principal o próprio governador Wagner alertou aos dois candidatos que eles não participariam da mesa, devido a legislação eleitoral.

Faço três perguntas:

1) Por que o PT ou mesmo o blogueiro não representam junto a Justiça Eleitoral sobre a questão? O Cartório Eleitoral fica no térreo do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, logo após o portão principal.

2) Que dia o governador Wagner e o Presidente Lula virão manifestar seu apoio a "uma amizade de 25 anos" (conforme noticiado pelo PT), aqui em Ihéus? Por que Lula mandou (será que mandou mesmo?) o Secretário da Pesca que está fazendo lobby para ser ministro?

3) Será que a idoneidade da empresa Sócio-Estatistica, que executou a pesquisa para Jussara Simões, em Itabuna, terá o mesmo respeito do PT de Ilhéus?

Perguntar não ofende.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Blogs e violência

A atuação de diversos blogs, que, pretensamente, noticiam sobre Ilhéus, especialmente engajados na campanha política do candidato do PT , constituem um aspecto da campanha eleitoral 2008 que demanda análise, esclarecimento e severa crítica.
A política é um campo fascinante da atividade humana, praticado por todos através de diversos tipos de manifestações e organizações. Pode mesmo ser comparada em alguns aspectos a um "ringue", pois é um lugar de constante disputa. A disputa é constituinte da prática política. E é a política, este campo conflituoso, o definidor das transformações na sociedade. Tendo em vista que se outros aspectos, como o econômico, condicionam os diversos processos históricos vivenciados pela humanidade, é, porém, na política, talvez o único espaço, onde a população, sobretudo, sua parcela mais empobrecida e/ou excluída, pode disputar pela conquista e garantias de direitos.
Quando grupos se organizam politicamente, e os partidos políticos são talvez a expressão mais orgânica da prática política, objetivando a conquista ou manutenção do poder sobre o Estado em seus diversos níveis, o fazem na defesa de propostas e concepções largamente conflitantes.
Evidentemente a ação política implica no uso da força para a consecução de seus objetivos, força no sentido de firmeza na elaboração de propostas e defesa de estratégias para alcançar o poder.
Mas o que fazem estes blogs, não é uso de força, mas promoção de violência. Utilizam-se de vários mecanismos: divulgam falsas denúncias, dados mentirosos, registram números e valores inventados, com o objetivo claro de tentar intimidar com o uso dos números. Os números no Brasil são muito utilizados para atribuir idéia de verdade embora, como fazem os blogs sejam várias vezes apenas estratégias para divulgar mentiras e suspeitas infundadas.
Não param por aí, tentam atingir o nome, a honra, a imagem... No que se refere à imagem, podemos exemplificar com as graves tentativas de afronta pessoal ao prefeito Newton Lima, utilizando imagens descontextualizadas e de forma repetida. As mesmas táticas utilizadas em relação a diversos grupos que na história foram atingidos e ainda sofrem com a discriminação, como judeus e negros.
Não raro buscam agredir o corpo das pessoas, que identificam como adversárias, com agressivas falas repletas de estereótipos e preconceitos, desrespeitam pessoas, culturas, diversidade de expressão e opinião.
A análise mais superficial que seja feita permite que identifiquemos os males que buscam infligir, e percebemos como talvez o mais trágico e danoso é o de intentar afastar da política as pessoas, buscando reforçar generalizações através do horroroso "espetáculo" que criam, valendo-se de clichês já desgastados do tipo "política não presta", políticos não prestam".
Coloco para reflexão de todos uma questão: a quem mesmo interessa que pensemos que política e políticos não prestam? Que todo político é igual?
São tentativas infames de demover as pessoas de alguns espaços de exercício da política de impedi-las de exercer de forma conscienciosa o fundamental direito de amadurecer suas práticas políticas e escolher os que vão lhe representar no exercício do poder nas instâncias do Estado.
Tentam colocar os que os lêem, em diversos momentos, diante de um exemplar mal acabado de "circo de horrores e cinismos", no qual pessoas e grupos, perfeitamente identificáveis, espalham mentiras ao vento. Aparentemente não se pode discutir com quem se esconde atrás de um anonimato cínico. Porém, ainda que fossem anônimos as más intenções e os torpes mecanismos empregados tornam transparente qualquer tentativa de ocultar suas intenções.
Se esquecem porém que não conseguirão afastar as pessoas da política porque elas sabem da sua necessidade., A política não se define com falsos moralismos, mas com estratégias e concepções.
Não a praticamos para vencê-los. Fazemos política sim, para defender propostas, a sociedade, nossas vidas, nossa terra e nossos valores.

Magno Lavigne.
Presidente PSB Ilhéus

terça-feira, 26 de agosto de 2008

A Física pode explicar?

Está programado a realização do 5º Encontro dos Conselheiros Tutelares do Sul da Bahia, para os dias 29 e 30 deste mês, no auditório da Ceplac. Os convites já foram devidamente expedidos pelo Conselho Tutelar e na programação do dia 30, está prevista uma palestra da Promotora da Infância e Juventude, Dra. Maria Amélia Sampaio Góes.
A Física vai ter de explicar como poderá acontecer ao mesmo tempo (no mesmo local) o lançamento do Programa de Governo da C0ligação Acelera Ilhéus, inclusive com a presença de Ministros de Estado e Secretários Estaduais, conforme noticiado hoje pela manhã na imprensa, através de nota assinada pela coligação.
Perguntar não ofende.

domingo, 24 de agosto de 2008

G1

Paralisação do aeroporto JOrge Amado é notícia no G1.

Confira:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL734976-5598,00-PROTESTO+PARA+AEROPORTO+DE+ILHEUS+POR+MEIA+HORA.html

Mais uma vez

Mais uma vez o cidadão ilheense José Leite de Souza empunha o simbolo maior de Ilhéus, a nossa bandeira, para defender a cidade. Há um ano foi para pedir a saída de Valderico. Ontem foi às ruas comandando o Fórum Permanente de Defesa de Ilhéus para lutar pelo aeroporto.
Ilhéus aos poucos vai mudando, voltando a grandeza que sempre teve!


sábado, 23 de agosto de 2008

Protesto

A cidade está aprendendo a se defender. Hoje, 23 de agosto, às 10 horas haverá uma manifestação contra o rebaixamento da categoria do Aeroporto Jorge Amado.
Compareça para ajudar no protesto que ocorrerá na frente da cabeceira 29 do aeroporto.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Dados Eleitorais e a futurologia

Com base nos dados eleitorais dos pleitos de 1996, 2000 e 2004, arriscamos um palpite sobre os números da eleição que se aproxima. Uma distorção pode ser notada no crescimento do Quociente Eleitoral do ano de 2004, quando foi reduzido o número de vagas na Câmara.
Outro dado importante foi o crescimento do "voto de legenda", a partir de 2000, com a Urna Eletrônica. A primeira vez que foi utilizada em Ilhéus foi na eleição presidencial de 1998.
A média referente a abstenção ainda é alta, haja visto o não comparecimento do eleitor na zona rural. Há localidades que alcançam o índice de 50% de ausência.
Convém lembrar que os dados referentes a 2008 são estimados, com exceção do número de eleitores, que é oficial.




terça-feira, 19 de agosto de 2008

Comentários

Acabei de receber um comentário sobre o tema "A Palavra é de Prata e o Silêncio é de Ouro". O comentarista demonstra respeito por mim (o que agradeço) e ataca Newton, Mário e Ângela. Sou democrata e respeito todas as opiniões, porém, decidi não publicar o comentário por ser anônimo. Se o caro amigo quiser vê-lo publicado, assine com seu nome verdadeiro.
Grato pela atenção.

DIa da Fotografia

Hoje é o Dia Internacional da Fotografia, devido ao fato de que em 19 de agosto de 1839 o nobre inglês William Henry Fox-Talbot (1800-1877) apresentou a Academia de Ciências da França o seu invento, denominado o "Daguerreotipo".

Parabéns a todos os apreciadores da fotografia.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A palavra é de prata, o silêncio é de ouro.

A situação política de Ilhéus, no que diz respeito ao pleito eleitoral deste ano é completamente diferente das ocorridas nos últimos 38 anos, limite temporal registrado em minha memória, quando ocorreu a disputa entre Edmon Darwich e Gilberto Fialho.
Nossa cidade conheceu o fundo do poço, perdeu a esperança, perdeu a auto-estima, experimentou o caos com os desmandos realizados pela desastrosa eleição de Valderico Reis. Todos querem esquecer aqueles tristes dias, fruto de um erro histórico, referendado por uma maioria que escolheu errado, porém, de vez em quando temos que lembrar.
O povo, ainda que não muito instruído, é sábio. Errou alegremente, reconheceu o erro num choro amargo e foi às ruas da cidade para dar um grito de “chega”, quando se aliou aos vereadores para tirar o governo que nos afligia. Ontem, dia 14 de agosto, fez um ano que os ilheenses foram à rua protestar. Daqui a quinze dias fará um ano que doze edis votaram pelo povo, dizendo “Sim”.
Ilhéus mudou neste último ano. No próximo dia 1° de setembro completará um ano que começou a virada de página. Aquilo que ninguém (ninguém mesmo) esperava, ocorreu. A cidade se levantou. O governo, que por muito tempo trabalhou angustiado, devido as notícias de que circulavam da volta de Valderico, aos poucos foi conseguindo resgatar a auto-estima dos ilheenses, conquistar a confiança dos que decidem e aí, as coisas mudaram. O judiciário fez sua parte: justiça.
Tudo indicava que a disputa se daria entre Jabes e Ruy, porém, começou a ser desenhada uma nova situação. A cidade gostou dos dias que começou a viver. A cidade precisava de seriedade. A cidade precisava ver as ruas limpas. A cidade precisava ver os buracos tapados. A cidade precisava de ver o dinheiro público ser gasto com responsabilidade. Os servidores precisavam receber seus salários em dia (inclusive o décimo). O comércio queria dar crédito à Prefeitura. Os investidores queriam ter segurança para seus projetos...
Hoje, a disputa será entre Newton(PSB) e Ruy(PT). Por mais que o PT grite, é impossível negar que o PSB seja aliado do governo Wagner. Os aliados da Coligação Acelara Ilhéus, de modo especial meu querido amigo sarrafeiro, clamam por debate. Dizem que é preciso debater. As rádio se preparam para os debate.
Faço uma pergunta: debate ou ataque (sorrateiro, traiçoeiro e vil)?
O verdadeiro debate tem que ser com o povo. O que mata nossos adversários políticos é que, mesmo com as deficiências e simplicidade que tem sido atribuída ao governo de Newton, é que temos feito isso: ouvir o clamor das ruas e atendendo a cada um dentro do possível. Haverá sempre algo sem ser atendido. Que fazer? Ter paciência faz parte do jogo e dá grandeza a pessoa humana.
Os partidários da coligação Acelera Ilhéus, de modo especial o PT e o PP que encabeçam a chapa, estão perdendo o bonde da história. Enquanto o governo municipal e a sociedade organizada passaram dois dias (13 e 14) discutindo o crescimento da cidade, a chegada de novos investimentos com o Complexo Intermodal do Porto Sul, com a presença de grande representação do governo estadual das Secretarias de Planejamento, Indústria, Comércio e Mineração, Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto do Meio Ambiente (antigo CRA) e o Sudic, o PT e o PP “debatiam” com o povo, através dos seus carros de som passando toda hora em frente ao local da reunião, baixando o nível da campanha com informações distorcidas, tentando barrar o desejo do povo de continuar acreditando que a simplicidade de um governo que realiza é melhor do que promessas de quem nunca esteve no comando do poder. Apenas quer estar.
Na reunião se discutia a cidade, o crescimento, o futuro, enquanto o PT mentia nas ruas. Todo mundo ouviu. Ficou feio para o Partido dos Trabalhadores.
Faço uma pergunta: o que os candidatos e o PT de Ilhéus sabem sobre os investimentos que o governo federal e estadual pretendem realizar na cidade, na região. Não conhecem nada. Se conhecessem estariam dizendo ao povo verdades e não mentiras que não vão mudar a opinião popular.
Do nosso lado houve reação, é natural. Houve quem quisesse responder atacando. Graças a Deus prevaleceu o bom senso e a determinação de Newton Lima em não baixar o nível da campanha. De minha parte, enquanto puder ser ouvido, faremos apenas o que tem que ser feito, como “servos inúteis que fazem apenas o que deve ser feito” como nos ensinou o Mestre.
A palavra é de prata, o silêncio é de ouro. Quem me ensinou isso há 25 anos foi Dalmiro Silva, com sua sabedoria simples que a vida lhe concedeu. Fiquemos calados, sem responder ataques baixos e mentirosos. Ouçamos o povo no dia 5 de outubro.
Encerro pedindo permissão a Ibrahim para utilizar um pedaço do seu conhecido bordão: “a caravana vai passar”.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Fogo Amigo

Já dizia o sábio Nenen Prancha: 'Quem desloca recebe, quem pede tem preferência!'

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Novos e Velhos Candidatos

Para este pleito eleitoral 224 candidatos à chapa proporcional solicitaram registro junto ao TRE. Desse total, 92 já foram candidatos em pelo menos uma das três últimas eleições. A seguir, elencamos os candidatos dos 11 partidos e/ou coligações com a votação obtida em 1996, 2000 e 2004.


DEM

PR

PRB - PMDB - PTN - PRTB

PT - PC do B

PP - PHS

PTB - PSDC
PSL - PT do B


PSC - PV



PMN



PPS - PSB - PSDB