sexta-feira, 19 de março de 2010

A mudança do Jorge Amado

Começou ontem o processo de licenciamento ambiental do novo aeroporto de Ilhéus com a realização da audiência prévia e oficina para elaboração do Termo de Referência para a contratação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). A audiência aconteceu no Centro de Convenções com uma boa participação popular, inclusive com moradores das povoações rurais, afetadas direta e indiretamente pelo projeto.
Sob a coordenação do Instituto de Meio Ambiente da Bahia (IMA) o Prefeito Newton Lima e o Superintendente da Infraero Wellington Santos Silva abriram os trabalhos. Maria Auxiliadora, do IMA mostrou as etapas do licenciamento em seguida houve apresentação do projeto conceitual por parte da Infraero. Após as apresentações a palavra foi franqueada para os inscritos que fizeram suas intervenções para tirar dúvidas e contribuir com sugestões.
Na parte da tarde houve divisão de grupos para encaminhamento de propostas a serem incluídas no Termo de Referência.
Infelizmente foram notadas ausências importantes, de modo especial de setores que terão grande importância nos serviços do aeroporto. Penso que depois não vale gritar ou espernear. Fica o registro.
Ficou bastante claro, por parte da Infraesro, que na etapa inicial do projeto (de acordo com a demanda atual) poderá ser impantada apenas a primeira pista, com 2000 metros. Ficou claro também, que não dependerá da Infraero a condição de ser um aeroporto internacional. dependerá de outras instâncias de poder.
Abaixo algumas fotografias do evento, da área do novo sítio aeroportuário, mapa com localização das comunidades rurais situadas nas áreas de influências direta e indireta e croqui da planta sugerida.














Projeção da poligonal do novo aeroporto.

Mapa indicando as comunidades rurais das áreas de influência direta e indireta do projeto.
Planta da primeira fase.
Planta da fase final.

Nenhum comentário: