terça-feira, 31 de agosto de 2010

João Lyrio


Faleceu nas primeiras horas de hoje o ex-prefeito de Ilhéus, João Lyrio, no Hotel Casablanca, empreendimento que dirigia há anos, na cidade de Itabuna. No último dia 28 liguei para parabenizá-lo pelo seu aniversário, porém, ele estava vindo de Salvador para Itabuna. Só consegui falar com ele no domingo para desejar parabéns. Foi minha despedida.

Conheci João no dia 17 de Janeiro de 1977, na porta do Teatro Castro Alves, no Seminário de Prefeitos Eleitos, organizado pelo IBAM. Quem me apresentou foi o então prefeito eleito de Ilhéus, Antônio Olímpio.

Ocupou a Secretaria de Finanças do Município de Ilhéus, candidatou-se a Deputado Estadual em 1986, tendo sido eleito. Concorreu ao pleito de 15 de novembro de 1988 elegendo-se Prefeito. Assumiu a Prefeitura em 1º de Janeiro de 1989.

Ampliou a zona urbana da cidade, evitando uma drástica redução no índice do FPM. Criou o Parque da Mata da Esperança, o Centro Histórico de Ilhéus e procedeu à maior reforma já realizada no Palácio Paranaguá.

Seu corpo está sendo velado no SAF (em Itabuna) e o sepultamento será às 15 horas de amanhã.

O Prefeito de Ilhéus decretou Luto Oficial de três dias, através do Decreto 096/2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nazal:

Duas boas homenagens que Ilhéus, através do Prefeito Newton Lima, poderia prestar a João Lyrio:
1. Dar o nome dele à Reserva da Esperança;
2. Executar um plano de manejo e conservação da Reserva João Lyrio e transformá-la numa área de recreação, que o povo de Ilhéus possa utilizar, por exemplo em piquiniques e em ações de educação ambiental.

Carlos Mascarenhas

Anônimo disse...

Foi o melhor chefe ( sec. de Finanças ) que já tive, um grande homem, com certeza deixou vários amigos tristes.