segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Quantos se lembram em quem votou?

Parece ‘normal’ o esquecimento, por parte dos eleitores, do voto sufragado nas eleições passadas. O eleitor pode esquecer em quem votou, mas os dados armazenados servem para análise e prognósticos, que doravante será o tema principal de muitas conversas, principalmente para os que gostam da vida pública partidária.
O dia 30 de setembro vindouro é o último dia para inscrição partidária, para quem aspira ser candidato. Nesses próximos dias, muitas conversas acontecerão, muitas promessas serão feitas, muitas traições ocorrerão e também muitas frustrações. Infelizmente a nossa legislação eleitoral é casuística, mudando a cada ano, de acordo com a conveniência de quem manda, forçando o eleitor a se adaptar à ‘lei do mais forte’. Junte a isso a quase absoluta ignorância dos futuros candidatos, quanto à legislação. Alguns que almejam ser eleger-se vão esbarrar nas ‘prestações de contas’ não realizadas, motivo de impedimento de registro de candidatura no mês de julho do ano vindouro.
Para quem gosta, publicamos alguns dados condensados das duas últimas eleições, que poderão ajudar àqueles que souberem fazer a ‘leitura política’, fundamental para uma campanha promissora.
Veja abaixo as tabelas com os votos da Majoritária, da Proporcional, das coligações e partidos, o quociente eleitoral e o voto nominal dos eleitos, os eleitos e eleitos por média, nos anos de 2000 e 2004.

Eleições Municipais de 2000 – Ilhéus – BA
Dados da eleição:
Eleição Majoritária:
Eleição Proporcional (Coligações e Partidos):
12 Vereadores eleitos na ‘primeira chamada’ (ordem de eleição):
7 Vereadores eleitos por média (ordem de eleição):
Eleições Municipais de 2004 – Ilhéus – BA

Dados da eleição:

Eleição Majoritária:
Eleição Proporcional (Coligações e Partidos):
9 Vereadores eleitos na ‘primeira chamada’ (ordem de eleição):
4 Vereadores eleitos por média (ordem de eleição):

Fonte: TRE - BA

Nenhum comentário: