sábado, 27 de setembro de 2008

E agora, a pesquisa é velha?




O quadro eleitoral de Ilhéus tem sido, ao longo dos anos, diferente de Itabuna. Em Ilhéus a definição se apresenta em julho e na vizinha cidade o quadro só é definido nos últimos dias.
Essa pesquisa realizada pela Sócio Estatística demonstra a tendência do eleitorado na intenção de escolher seus candidatos. Foram realizadas, anteriormente a estas, outras quatro, mas não podem ser divulgadas porque não foram registradas.
Os adversários sempre alegam que a pesquisa é feita "por encomenda" insinuando que há manipulação de dados para enganar o eleitor. Só quem é plenamente idiota é capaz de fazer isso, numa tentativa de se enganar e enganar os seus correligionários.
Quando a pesquisa indica que Newton tem 58 pontos percentuais da intenção de voto, e isso não significa que ele terá 58% dos votos. Se assim fosse, ele seria sufragado com mais de 55 mil votos. Isso não acontecerá.
Deve ser levado em conta o dado correspondente ao item "não muda o voto", que no caso desta pesquisa é de 70 pontos percentuais, aplicados sobre os número da 'estimulada'.
Um internauta escreveu no site R2CPress que não adiantou o PT mudar o vice, pois Ruy perdeu 4.3 pontos percentuais na intenção de votos e ganhou 4 pontos percentuais no item rejeição. É verdade. Um anônimo comentou que 'era preciso aguardar o resultado'. Coitado, a turma do PT está enganando ele, dizendo que a diferença é de 14 pontos. Outra comentou no Pimenta na Muqueca que duvidava dos locais consultados.
Com o pé no chão, sem nenhuma intenção de ser arrogante e vaidoso, tenho certeza de que nessa eleição haverá a maior diferença entre o primeiro e o segundo lugar. Essa certeza está incomodando muita gente, que tem chegado ao ponto de cometer atos anti-éticos e amorais para um padrão decente de convivência política.
Se eu estiver errado, terei a grandeza de reconhecer, assim que for proclamado o resultado. Se acertar, evitarei a todo custo qualquer tipo de gozação, pois o destino de Ilhéus e de seu povo é que verdadeiramente importa.
Quanto ao pleito proporcional, tem muita mentira no ar, muita gente falando em pesquisa, que na verdade não existe. É pura conversa fiada de muitos que vão morrer na praia.
São onze coligações/partidos, com duas centenas de candidatos. Do pleito proporcional penso o seguinte:
- cinco, com certeza, elegerão candidatos;
- uma poderá eleger candidato;
- cinco não elegerão.
Não vou dizer nomes de partidos, muito menos de candidatos.
Acredito que teremos em torno de 95 mil votos bons (nominais e de legenda), com um quociente acima de 7 mil votos.
Boa sorte a todos os candidatos, independente da cor partidária, e mais sorte ainda ao povo de Ilhéus.
PS. Quem pensar que os locais de consulta da pesquisa foram escolhidos com a intenção de termos benefício poderá ir ao Cartório Eleitoral da 26ª Zona para examinar a pesquisa de perto. A lei determina que ela fique 30 dias à disposição de quem se interessar. Se tiver preguiça de ir ao cartório, pode mandar um mail para o blog ou indicar nos comentários o mail para que possa ser enviada na integra. Depois de registrada ela se torna pública. Indique o mail que enviaremos com prazer. Até para a oposição.

Nenhum comentário: